Objetivo geral:
Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Objetivos específicos:
Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade:
- Identificar a escola como um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital;
- Reconhecer que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital;
- Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:
- Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas).
- Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar informações da WEB;
- Analisar a importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;
- Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (blogs, wikis, youtube, etc.);
- Conceituar as especificidades comunicativas, o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: batepapo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais.
Organização do curso e metodologia:
Apresentamos a seguir, de modo mais pontual, as decisões que nortearam a elaboração deste material.
- As atividades de aprendizagem buscam integração, articulação e coesão: retomada de atividades e produções anteriores e a apropriação mais significativa dos conteúdos apresentados; vínculo entre atividades de aprendizado de conceitos sobre a tecnologia, de operação das ferramentas, de reflexão pedagógica e de significação pessoal;
- As tarefas devem atingir resultados perceptíveis e imediatos, levando rapidamente a construção dos sentidos e significados;
O fio condutor da organização do material é o trabalho na perspectiva da pedagogia de projetos de aprendizagem. As unidades e atividades do curso foram definidas em integração com as etapas de realização de um projeto de aprendizagem:
- Escolha do tema;
- Problematização;
- Pesquisa, sistematização e produçaõ;
- Divulgação dos resultados; Avaliação.
Unidades de Estudo e Prática:
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos.
Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede.
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade 7: Apresentações de slides digitais na escola.
Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
Avaliação e certificação:
Para fins de avaliação visando à certificação serão considerados:
- A frequência de no mínimo sete encontros.
- O desempenho e a participação nas atividades.
Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p. ; il.
Nenhum comentário:
Postar um comentário