domingo, 29 de agosto de 2010

Apresentação do Curso “Introdução à Educação Digital”


Objetivo geral:

Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Objetivos específicos:


Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade:


- Identificar a escola como um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital;

- Reconhecer que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital;
- Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.




    Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:


- Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
- Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);
- Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas).




Tomar consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem:


- Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar informações da WEB;
- Analisar a importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;
- Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (blogs, wikis, youtube, etc.);
- Conceituar as especificidades comunicativas, o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: batepapo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais.



    Organização do curso e metodologia:


    Apresentamos a seguir, de modo mais pontual, as decisões que nortearam a elaboração deste material.

- As atividades de aprendizagem buscam integração, articulação e coesão: retomada de atividades e produções anteriores e a apropriação mais significativa dos conteúdos apresentados; vínculo entre atividades de aprendizado de conceitos sobre a tecnologia, de operação das ferramentas, de reflexão pedagógica e de significação pessoal;

- As tarefas devem atingir resultados perceptíveis e imediatos, levando rapidamente a construção dos sentidos e significados;


O fio condutor da organização do material é o trabalho na perspectiva da pedagogia de projetos de aprendizagem. As unidades e atividades do curso foram definidas em integração com as etapas de realização de um projeto de aprendizagem:

  1. Escolha do tema;

  2. Problematização;

  3. Pesquisa, sistematização e produçaõ;

  4. Divulgação dos resultados; Avaliação.

Unidades de Estudo e Prática:


Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.

Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.

Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?

Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos.

Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede.

Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!

Unidade 7: Apresentações de slides digitais na escola.

Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica


Avaliação e certificação:

Para fins de avaliação visando à certificação serão considerados:

- A frequência de no mínimo sete encontros.
- O desempenho e a participação nas atividades.

    Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009. 292 p. ; il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário